Ensino Integral

Home Ensino Integral

Com os momentos mais livres de estudo, como o plantão de dúvidas, os alunos se tornam bastante responsáveis e autônomos, além de contar com profissionais especializados para tirar dúvidas.

A proposta do ensino integral tem como objetivo principal otimizar o tempo de permanência do aluno na escola, tornando o estudante o protagonista de sua própria aprendizagem, com o cumprimento de todo conteúdo curricular no espaço escolar, monitorado por professores, a fim de garantir o melhor rendimento possível.

Pesquisa com pais de alunos de escolas que ofertam Ensino Integral diz que 76% tiveram melhor aproveitamento do aluno, nas notas e no rendimento. O GLOBO

Confira abaixo dez vantagens do período integral, elencadas pelo site Educa Mais Brasil:

10 vantagens do ensino em período integral

1.    Melhora o rendimento do aluno
Com os momentos mais livres de estudo, como o plantão de dúvidas, os alunos se tornam bastante responsáveis e autônomos, além de contar com profissionais especializados para tirar dúvidas, por exemplo. Colégios que possuem a opção do período integral ou meio período chegam a perceber a diferença do desempenho positivo dos alunos do integral.

2.    Libera os pais para o trabalho
Pais e mães precisam trabalhar fora e não há como se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos tão de perto ou de levá-los às atividades extracurriculares. No período integral, os pais podem trabalhar todo o dia sem preocupações enquanto os alunos encontram atividades extracurriculares e orientação especializada em um só lugar.

3. Supre as necessidades de praticar esportes
Futebol, atletismo, judô e basquete são alguns dos esportes que estão disponíveis no AZ. Assim, o colégio supre as necessidades de pais que não têm tempo para levar e buscar os filhos em todas essas atividades, e os alunos ficam em dia com suas necessidades de prática esportiva.

4. Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso
Uma criança ou jovem que passa a tarde sozinho em casa dificilmente utilizará esse tempo para estudar. Muito mais provável é que eles fiquem com babás eletrônicas, como tevês e vídeo games. Nas escolas, elas têm vivências mais ricas e um período maior de aprendizado diversificado.

5. Afasta o risco social
É muito mais difícil uma criança que passe o dia todo na escola se envolver em problemas sociais. Como não tem tempo ocioso, ela acaba não tendo tempo para aprontar. Isso acontece especialmente em uma escola distante da cidade, como o AZ, já que a interação com o ambiente externo acaba sendo sempre sob acompanhamento de professores (no caso de excursões e visitas, por exemplo) ou pais.

6. Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas
Para uma criança ou jovem, é muito difícil se organizar sozinho e encontrar tempo para os estudos de forma regular, especialmente com a tentação da internet ou do vídeo game por perto. Em escolas de período integral, inclusive no AZ, os alunos que precisam desse apoio encontram orientação especializada para organizar seu tempo e seus estudos.

7. Oferece orientação nutricional
Pais muito ocupados nem sempre têm tempo para oferecer alimentação às crianças da forma como deveriam. Em muitos casos, eles ainda se sentem culpados por não estarem presentes o dia todo e, por isso, deixam os filhos consumirem alimentos com baixo teor nutricional. No AZ, isso não acontece. Toda a alimentação é elaborada por uma nutricionista e não são servidos aos alunos alimentos como refrigerantes ou frituras. Além disso, os pais podem almoçar com seus filhos no refeitório, o que aproxima os pais da vida escolar.

8. Melhora a convivência familiar
Com uma quantidade de tarefas reduzida e balanceada para que muitos exercícios não se acumulem e todas as atividades extracurriculares já praticadas no período escolar, os alunos que estudam em período integral têm mais tempo para a convivência familiar. No tempo livre, eles aproveitam a família, que ganha em qualidade do tempo gasto juntos.

9. Supre as necessidades de lazer, cultura e acesso à tecnologia
Além dos esportes, os alunos de período integral têm supridas suas necessidades de lazer, cultura e tecnologia. Isso porque são oferecidos cursos diferenciados aos alunos, como robótica, artes e música. Assim, tudo o que eles querem e precisam está disponível, com a vantagem de ser pensado pedagogicamente.

10. Desenvolve hábitos de higiene
Quem nunca levou um baile dos filhos para convencê-los a tomar banho ou escovar os dentes? Na escola em período integral isso deixa de ser um problema, pois fica muito mais fácil quando as crianças lavam as mãos ou escovam os dentes junto com os amiguinhos. Assim, fica muito mais natural ensinar e criar hábitos de higiene.

× Chat Whatsapp