O termo “Telas” abrange os dispositivos eletrônicos mais usados na atualidade, como: Smartphones, Videogames, Televisões, Tablets, Computadores, entre outros. Estes dispositivos oferecem riscos e precisam ser monitorados constantemente pelos responsáveis O Águias do Saber está em alerta quanto aos riscos e principalmente quanto aos sinais que são apresentados pelos nossos alunos, mas contamos a PARCERIA entre FAMILIA E ESCOLA, para intensificar a supervisão do uso dos aparelhos eletrônicos por parte das crianças e adolescentes. Seguem algumas dicas para ajudar você, responsável, neste momento:
1- Limite o tempo de tela do seu filho(a), isso vale para celulares, televisões, computadores, viodegames, tablets e outros. Invista em momentos lúdicos em familia, atividades fisicas como estratégia de reduzir o tempo em frente aos aparelhos.
2- Crie o hábito de supervisionar sempre o que seu filho(a) está ACESSANDO e ASSISTINDO. A nova sensação do momento são os jogos virtuais com bate papos que a criança/adolescente pode interagir com pessoas que usam perfis fakes para cometer crimes. Exemplo de jogos: Roblox, Discord, redes sociais. Como também os FILMES e SÉRIES disponiveis na NETFLIX com censura de 10 anos, ou seja, indicado para crianças e adolescentes, porém com um contéudo totalmente agressivo, persuasivo, com cenas de violência explicita contra crianças, cultuando práticas e comportamentos inadequados. Exemplo de filmes: Um Conto Sombrio dos Grimm, Round 6.
3- Você pode realizar esse monitoramento com o auxilio de apps como o Google Family, este é um app que permite que os pais ajustem os parâmetros dos dispositivos de seus filhos. O aplicativo permite que os pais restrinjam conteúdo, aprovem ou desaprovem aplicativos, defina tempos de tela e muito mais.
4- Perceba o seu filhoa), se há alguma mudança comportamental significativa, mudança no vocabulários. Acesse o que ele acessa, assista o que assiste. Busque se manter informado quantos aos perigos das telas. Dialogue sempre com seu filho(a).
5- A importância sobre perceber e observar o seu filho(a) faz toda a diferença, por receio dos pais, eles podem acabar deletando chats, pesquisas, ou negar que estão assistindo filmes e séries de contéudo inadequado. Estejam atentos e iniciem tão logo a supervisão.
Essas são algumas dicas de ALERTA para ajudar você Pai, Mãe ou Responsável.
Estamos á disposição para qualquer dúvida e esclarecimento.
Atenciosamente,
Setor de Psicologia – Grupo Águias do Saber.